Saturday, September 30, 2006

Quando algum dia reler

Quanta dor, quanto sofrimento cabe em um livro... Não o que carrega o assunto, a matéria de que tratam suas páginas. Mas a dor do processo, do percurso até sua conclusão. O leitor distante talvez nunca saberá. Tomará em suas mãos e, ao ler suas orelhas e contracapa, pensará que é mais um livro, plano como tantos outros de toda a prateleira.

Aqui, na Livraria da Vila, na seção de Pedagogia, encontro este livro. E este livro tem uma história de dor. Foi antes uma tese, com tudo o que isso quer dizer. Horas e horas contra um prazo estreitando-se, palavras e palavras contra um ouvido diluindo-se. Madrugadas como miragens. Folhas secas na tela diante do computador. Ritos de banca examinadora, ruídos e ignorâncias de acadêmicos sem jazz.

Quem for ler talvez se impressione com o conteúdo, com a mestria do autor em seu raciocínio inteligente, a plasticidade de sua imaginação criadora. Lerá parte de uma vida, rica vida. Entenderá parte de seus valores, nobres valores. Mas sentirá toda essa imensa dor?

Talvez um dia eu o possa reler
.

1 comment:

Anonymous said...

Qual é o título do livro, zamigo?