Wednesday, November 07, 2007

Na solidez do sangue

:::::::::::::::::::::::::::::::::
:::::::::::::::::::::::
:::::::::
:::


[ao som de ‘The unfolding’, de e com a assombrosa voz de Lisa Gerrard]


Cenas triviais se transformam em parábolas, o aparente vagar no trânsito sempre congestionado revela uma tensão diferente. Apesar da sensação de proximidade da locação, alguma coisa se fratura quando o filme acaba. Cabem desajustes, cabe o gosto da estranheza. Em ‘A Via Láctea’, a São Paulo de Lina Chamie poderia ser qualquer outra grande metrópole. Ela parece ser uma ponte quebrada. Separa e repete as ações, pontos de vista, referências. E na polifonia, poliartística, mesmo assim, é a palavra a condutora, muitas vezes artificial, do percurso que se finda. Quem abrirá caminho para ambulâncias se não se perder na leitura de versos? Que gesto não estará significado quando apenas se começa a desenhar?

O que parece tão trivial ganhará outro estatuto se revestido de citações literárias ou musicais? Sedimentará camadas insuspeitas em transferências para novos territórios? Ou chegará àquele beco da cidade, entre mercados e solidões, na insuficiência do pulso, na solidez do sangue?

::

Assista a ‘A Via Láctea’, de Lina Chamie, qualquer que seja sua cidade e não tente reconstruir nada

[Para muitos o filme permite um primeiro contato com o belo poema de Mário Chamie, ‘Chuva interior’]

::

1 comment:

Anonymous said...

Ricardo, só faltou 'publicar' o poema do Chamie, pra quem não o conhecia. Mas tudo bem. Fui atrás do poema, foi fácil, este mundo virtual é mesmo amplo. Ou sei lá o quê.
Quanto ao filme, vou ver. Já pretendia, com seu comentário, vou mesmo.
Beijo,
Anaelena