Wednesday, September 26, 2007

O molho da salada

Quem não quer se resignar aos temperos prontos e não dispõe do saber de especialista tem de enfrentar o enigma das proporções e quantidades na hora de preparar o molho para a salada. Cada vez é uma nova história. Não parece haver porta para automatismo nem medidas fechadas que assegurem o sabor pretendido.

É um ato de solidão rápida. Ela se desfaz na extensão do gesto que inclina os vidros e verte líquidos, quando se dissolve no desejo comum de acertar sem saber como. Uma lembrança de poções alquímicas, alguma sorte de principiante.

Se mistura muito de tradições herdadas ou copiadas pela observação, a combinação de ingredientes também expressa o estilo e o momento de cada um. De uma forma quase fortuita, mas incisiva. Contenção, esbanjamento; acidez, suavidade; respingos, lagos.

Mais do que a escolha das verduras o preparo do tempero recolhe o drama de unir dois pontos: o que é conhecido, se gosta, e o que pode se perder, porque sujeito aos imprevistos, ao acaso ou aos abandonos de si mesmo.

::

No comments: