Tuesday, April 24, 2007

Respirar e ouvir

::

Imagino que cada um deva ter um instrumento musical com que mais se afina. Aquele que toca a alma quando ouvido mesmo ao longe, ou em meio à mais profunda crise existencial. Que gostaria de aprender a tocar de forma tentativa, amadora. Mais para senti-lo perto nas notas extraídas a muito custo, tremidas.

Quantas vezes não terei ensaiado me aproximar mais do violoncelo para tocar aquela canção do passado? Ou buscado gravações que ressaltassem o som grave e melancólico de suas cordas? Em um celo cabe uma vida de procuras e um dia de encontros.

Se não é possível tocar que seja presente ouvir. ‘The essential Yo Yo Ma’ traz uma compilação da maestria desse músico que expande as fronteiras do violoncelo para muito além do clássico. Mesmo em um tema composto para outro instrumento, o ‘Gabriel’s oboe’, de Ennio Morricone, Yo Yo Ma convida a ouvir como se fosse pela primeira vez a música de um outono interior. Como se a voz do instrumento nascesse não da fricção do arco na tensão das cordas, mas da respiração do artista, de sua matéria sensível trazida à luz.

1 comment:

Héber Sales said...

vou correndo comprar.
perfeita a imagem "uma vida de procuras e um dia de encontros".
ah, e sabe outro instrumento que eu gosto de ouvir? a faca amolando

abraços