Que o café que absorves em silêncio possa sustentar a clareza e a luz que irradias, ainda que febre e tropeços arranhem pelo caminho. Mantenha-te alerta na disposição com que alegras noites e dias dos que compartilham teus passos. Acolha e aconchegue nas horas escuras com seu vigor para ajudar nas travessias.
Abraço forte.
: para A. com carinho e compaixão
::
foto: detalhe do mini cafezal no Memorial do Imigrante, Mooca, São Paulo, por R.I.
As cenas ganham peso e significado através da câmara de Terrence Malick. Em ‘A árvore da vida’ cada pedaço do mundo passa a nos pedir mais atenção. Talvez não para caber em explicações, ainda que muitos espectadores assim o queiram. Mas simplesmente para lembrar que as coisas vão além do que se costuma pensar. Além das frações de segundo que a elas costumamos dedicar.
Olhar para as árvores como mais do que árvores, mais do que vidas. Para as águas, para a terra. Mais do que natureza, mais do que graça. Talvez mais do que comporte a tela, suporte a vida. Como um mistério em toda a sua simplicidade. Que só exige um pouco de tempo a mais para que possa se manifestar.
:: foto: crepúsculo a partir da praça do por do sol, no Alto de Pinheiros, São Paulo, por R.I.
A moça tocando violino na esquina da Paulista e Augusta, lembrei de Londres. Começo de noite, rios de pessoas entrando no metrô, luzes se acendendo, câmaras fotografando. Sexta-feira. A vida dá um nó. Eles parecem felizes.
Não existem mistérios na vida cotidiana. As coisas se revelam na sua natureza física, sem magia ou transcendência. Pedras são pedras e árvores, e pessoas. Serão sempre pedras e tudo o mais com vida passageira. Quem olhará assim para o seu redor?
Nas pequenas distâncias se estende a jornada do incomum. Mais raro quanto mais simples. Tanto mais sem.
Olhar com consciência é olhar pela primeira vez.
:: foto: fim de tarde de domingo a partir do interior da Casa do Grito, no Parque da Independência, Ipiranga, São Paulo, por R.I.
Gostaria de ler sua sugestão ou comentário. Se preferir, escreva direto para mim. Será um prazer começar uma nova amizade ou apenas compartilhar palavras e significados.