Sunday, December 05, 2010

O animal-símbolo e a cidade

O processo pode não ter sido muito universal e o próprio concurso em si pode ser questionado, como qualquer escolha dessa natureza. Mas a eleição do animal-símbolo de São Paulo deixa matéria para pensar e vagar.

Por que não o bem-te-vi, tão presente em tantos bairros, com seu canto inconfundível, companhia simpática e trilha sonora do amanhecer e fim de tarde? Ou a maritaca, com sua farfalhante algazarra, contraponto e concorrente sonoro, também espalhado pela cidade?

Talvez porque eles estejam perto mas apontem para uma vida bucólica improvável demais. Podemos ouvi-los como lembrete de um projeto distante, disperso. Quase misturados com os ruídos da metrópole. Ou talvez como apenas mais uma de suas variações.

O escolhido está quase extinto, quase invisível, precioso na sua raridade. A suçuarana traz a nobreza, a altivez e a agressividade dos felinos predadores. Lembra o espírito de conquista e a agilidade que talvez se deseje como espelho dos habitantes. Ou o reverso quase mítico de uma utopia selvagem.

O animal que a cidade expulsou foi o escolhido para representar o que ela quer se ver de melhor.

::

foto: panorâmica sul a partir do topo do edifício do Sesc na avenida Paulista, por R.I.

No comments: