Se livros custassem menos. E as editoras pequenas pudessem continuar. Se locadoras de livros se multiplicassem pela cidade. E as bibliotecas tivessem todos os livros que buscamos. Se houvesse mais trocas entre leitores...
:: foto: Centro Cultural São Paulo, onde acontece a Primavera dos Livros, das pequenas editoras, até domingo, por Ricardo Imaeda
Somos espectadores de alguns meses na vida das cinco pessoas da família de Cleusa no filme ‘Linha de Passe’ (W. Salles Jr. e D. Thomas). Não faltam momentos de dúvida a todas elas. Os caminhos parecem se estreitar na medida em que o dinheiro se interpõe como vale de acesso ou passagem para novas etapas. As dificuldades se cruzam com as tentações do desvio ético.
No horizonte o perfil da enorme cidade só aprofunda a sensação de fio de corte em que o equilíbrio se faz mais e mais frágil. Lá está a realidade do amanhecer, a pia sempre entupida, o cimento sem acabar. A casa para a qual se parte, cada volta.
As dúvidas como carga. As dúvidas, que o silêncio reparte mas que também não permite parar.
:: foto: representação gráfica dos diversos grupamentos de seres vivos, in Museu de Zoologia da USP, Ipiranga, São Paulo, por Ricardo Imaeda
Quando finalmente o telefone toca sei que não estou morto. Ainda não. Ainda existe alguém tentando chegar a outra terra. É como um sino que traz de volta à vida quem parecia já externo.
Mas é tão raro tocar. Cada vez mais.
Talvez porque se pressinta o risco da passagem, o temor de que a ausência passe a ser transitiva.
:: foto: viaduto Santa Ifigênia, centro de São Paulo, por Ricardo Imaeda
Aquelas pessoas não desejam nada além do seu dia-a-dia, máquinas conhecidas, percursos de sempre. Fazem do sustento a possibilidade e o limite. Não lhes acena a mudança. A viagem seria um transtorno. Falta arte, mas não a comida.
Foi a vida, podem dizer. A necessidade ganhou corpo no costume. Ocupou todas as janelas. E não deixa lugar para a concorrência.
:: foto: a partir do interior da igreja de Santa Cecília, na região central de São Paulo, por Ricardo Imaeda
Gostaria de ler sua sugestão ou comentário. Se preferir, escreva direto para mim. Será um prazer começar uma nova amizade ou apenas compartilhar palavras e significados.