Thursday, August 24, 2006

IZ









[In memoriam: Israel Kamakawiwo’ole]

‘A terra é como um pequeno barco em meio a perigosa tempestade; por isso temos que ser, nós mesmos, o melhor que pudermos ser. Lembrem-se: uma pessoa é muito importante; uma pessoa é muito.’
Thich Nhat Hanh


O que mais arrepia ouvir em sua voz é essa promessa de uma terra pacificada. Flana como rastilho de incenso, perfume de hibisco ao redor de quem medita em harmonia. E dedilha fácil, aprendo agora, o ukelele. Quase como canção de ninar, parece que brinca com as coisas simples e belas. Em sua face o rosto do pai, da areia branca daquela praia do Hawai’i, dos pássaros e árvores. Um reflexo longínquo em que posso me reconhecer.

Não é um anúncio de utopia nem desejo. Respira através do seu canto uma verdade, uma compaixão com os outros, mesmo crescidos diferentes quase hostis. Como se fizesse de sua voz um braço estendido. Uma doçura que aproxima e alerta.

Ele canta a manhã interior compartilhada.

Parece nascer junto com ‘Over the rainbow’, que desliza suave pelo espaço e tempo que nos separam.

[Agradeço ao Nelson, que me enviou o disco ‘Facing Future’, de Israel Kamakawiwo’ole, direto de Singapore]

1 comment:

Nelson said...

Oi Ricardo,

Só queria deixar um comentário, meio atrasado, sobre o post. Eu conheço várias pessoas que já ouviram essa canção do Iz e ficaram encantadas com ela, mas acho que vc, como ninguém, conseguiu capturar o espírito "aloha" da ilha. Iz ficaria contente. Sugiro uma leitura para aquelas tardes preguiçosas de sábado: "Chicken Soup from the Soul of Hawaii: Stories of Aloha to Create Paradise Wherever You Are",
by Jack Canfield (Author), Mark Victor Hansen (Author), Sharon Linnea (Author), Robin Stephens Rohr (Author) and others.
Abraço,
Nelson
PS: btw, tenho um blog agora, http://nelsonkuniyoshi.blogspot.com