Tuesday, October 04, 2011

Andar

Ando em direção a um compromisso de trabalho; anoitece com pressa, pessoas saem à espera dos ônibus, rodas e rodas se esquinam; a cidade muda de ritmo e cor. Ando a caminho da escola, menino, com a pasta cheia de cadernos e livros, uma confiança de conhecer mais o mundo; seguro um doce de amarelo artificial, bananinha falsa mais doce, aroma industrial; a cidade parece ficar em torno, casa colégio. Ando de volta do emprego, jovem, num percurso longo, da metrópole à periferia, subúrbio, cansaço frustrado de tempos tomados; olho mais baixo para os paralelepípedos refletindo as luzes de mercúrio; a cidade se contrai, mais ampla que o dia que se desperdiça. Ando como se parasse a cada ano, sabor em sabor, subindo descendo escorregando, imaginando as histórias de uma e outra janela iluminada, enquanto me visitam o menino, o jovem, o agora há pouco; e sinto andar comigo todos eles.

::

foto: trecho da rua Dona Paulina, no centro de São Paulo, por R.I.

3 comments:

Anonymous said...

Linda foto, lindo texto. Desde ontem qdo li pela primeira vez parece q carrego um pedaço de cada um deles comigo tbm. Abs. Ricardo

Fatima Belo said...
This comment has been removed by the author.
Fatima Belo said...

Diante da foto, duas perspectivas a escolher: de frente para o que se fecha, ou de frente para o que se abre. Ambas parecem levar ao infinito. Do tempo. De si. Do texto.
Viagens. Ricardo