Tuesday, June 02, 2009

É só o vento lá fora

[ao som de ‘Bird on a wire’, de e com Leonard Cohen]

Pode ser apenas por mais alguns minutos, enquanto não saem de cena as imagens de um passado de uma outra pessoa. Afinal, parece isso: qualquer outra pessoa, quase totalmente desconhecida. Os fantasmas são dela, os sofrimentos, memórias, e alegrias talvez.

Essas não são bem invenções de alguma noite sem televisão ou rádio. Quem não pensou nem falou sem sentir deixou a rua deserta, em noites sem comemoração. Deixou portas fechadas a leves toques. Com muitos segredos estocados querendo pular. E ainda não contente, espremeu o tempo que restava em pé para caprichar nos desenhos que guardaria ao fim de mais um dia.

Olharia para tudo com pouca sede, pouca esperança. Na desordem que o passaria para trás, como todas as outras vezes. Fecharia de novo as portas, sem encontrar os retalhos nada mais. No que vagaria passos sem ritmo nem voz, no que tocaria fundo cada nota da música que jogaria terra a seus pés.

[Ouvir Leonard Cohen na coletânea da série ‘The essential’ é partir para um encontro com aquele amigo que nunca se vai ter. Que o abraça na compreensão iluminada, que o reconhece e faz viver]

No comments: